Seja um associado: 11 5668-3030

O SNOOKER

O Snooker (ou snooker inglês, termo provinciano popular errado) é um jogo de mesa e taco muito popular sobretudo no Reino Unido e Irlanda e em outros países da Commonwealth. Ultimamente o snooker inglês tem sofrido uma grande adesão em países asiáticos como a China e a Tailândia. O organismo internacional de regulação do jogo é a World Professional Billiards and Snooker Association (WPBSA).

O snooker é jogado numa mesa de forma retangular revestida com baeta e com seis buracos (um em cada canto e um no meio de cada um dos lados maiores). As regras ditam que a mesa (tamanho máximo) tem 12 × 6 pés (3,6 m x 1,8 m). É jogado com um taco e bolas de snooker: uma branca (cue ball), 15 vermelhas que valem 1 ponto cada, e seis de outras seis cores, cada uma com diferente pontuação: amarela (2 pontos), verde (3), castanha (4), azul (5), cor-de-rosa (6) e preta (7). Um jogador (ou uma equipa de dois) vence um frame (jogo individual) de snooker se marcar mais pontos que o(s) adversário(s), usando a bola branca para colocar nos buracos todas as restantes. Um jogador ganha um encontro (match) se atingir a vitória num número predefinido de frames.

O snooker é geralmente visto como tendo a sua origem nos oficiais do Exército Britânico que estavam de serviço na Índia Britânica. Hoje em dia os profissionais de topo auferem prêmios elevadíssimos ao longo da sua carreira, e muitos ultrapassam o milhão de libras.