Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, class 'WPEX_Customizer' does not have a method 'head_css' in /var/www/html/castelo.org.br/web/wp-includes/class-wp-hook.php on line 310
[rev_slider alias=”Carteado”]

 

Os jogos de cartas ou jogos de baralho são os jogos em que se utilizam um baralho (conjunto de cartas). Existem jogos que são individuais (tal como o jogo da paciência) e jogos coletivos (em que se joga em equipa), alguns também em duplas. Desde o século X a.C., que os jogos de cartas tem fascinado a humanidade. Desde as simples tiras de papel nascidas no oriente, as cartas tornaram-se conhecidas na Europa a partir do século XVI, tornaram-se um fenómeno universal.

 

História

Há indícios de que as cartas de baralho surgiram na China, por volta do século X a.C. O baralho criado antigamente, foi recebendo alterações até chegar ao popular baralho que conhecemos e, ainda hoje, existem variações diversas.

É difícil mensurar a quantidade de jogos de baralho que existem no mundo, mas existe uma coleção de livros, “Os Melhores Jogos do Mundo”, que tem um volume destinado a falar sobre os jogos de carta, e apresenta 128 opções de jogos. Além dessa quantidade imensa de jogos, as regras de cada um deles variam de região para região pois, ao serem disseminadas, foram adaptadas pelos jogadores.

O baralho atrai por ser um único instrumento de distração que pode ser usado de várias maneiras distintas, ou seja, é possível distrair-se com vários jogos distintos, utilizando-se da mesma ferramenta.